terça-feira, 9 de abril de 2013

INCONFORMADA E PRECISANDO DE ORIENTAÇÃO

Bom dia!! Pois é...tanto tempo sem vir aqui, já que estou a passos lentos correndo atrás de recursos para minha obra e também de uma construtora. No entanto um novo " porém! surgiu, quando tudo estava caminhando para enfim dar início a minha obra. Lembram-se do arquiteto-amigo do meu marido? Pois é ELE DE NOVO! Gente, tô inconformada... Várias vezes vim aqui postar nossa insatisfação com o trabalho dele, né, vcs se lembram disso? Agora que finalmente ele conseguiu fazer algo dentro do que pedimos, o bonito veio com a seguinte história: "O contrato são 3 revisões e vocês fizeram 12 revisões, portanto vocês me devem e só libero os cortes da planta depois que acertarem este débito" Me falem quem for arquiteto por favor se manifeste se eu tiver errada: pedir para arredondar uma parede, acrescentar uma janela, mudar posição de uma porta é considerado "REVISÃO DE PROJETO"? Sem contar que como já disse, sempre pedíamos uma coisa e ele fazia outra totalmente diferente!!! Estamos pensando seriamente em dar o projeto que aprovamos e temos o desenho para outro arquiteto terminar e denunciá-lo ao CREA. POR FAVOR GENTE, ME AJUDEM! ALGUÉM JÁ PASSOU POR UMA SITUAÇÃO DESTAS? SABE QUE PROBLEMAS POSSO TER TOMANDO ESTA DECISÃO? Estou de cabeça quente e juro que se encontrá-lo vou chamá-lo de moleque na cara!!! Abraços a quem me entende e atende.

17 comentários :

  1. Nossa Edna, isso que era amigo né!!! meu Deus, ele ao menos deveria avisar o que na cabeça dele seria cobrado....o meu arquiteto cobrou um valor único e não tinha nada de revisões, fizemos as alterações que quisemos, inclusive 2 projetos totalmente diferentes!!!! Ligue no CREA e se informe se o profissional pode cobrar por isso, se é uma coisa ética....

    Sobre a fundação lá de casa, não foi possível fazer na máquina, então teve que ser manual mesmo, foi meu próprio empreiteiro que fez e paguei a parte.

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Paulinha
      Vou ter que ir ao condomínio dar uma sapeada e descobrir as empresas que já trabalham lá...assim fica mais fácil fazerem um orçamento, né...
      Bjks

      Excluir
  2. Oi

    Olha eu acabei de fazer a planta da minha casa e não teve esse negócio de revisão não, fui fazendo as alterações conforme oque eu queria na casa e ela não me cobrou nada mais por isso não.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Adriana, vivendo e aprendendo
      amigos, amigos, negócios à parte!
      obrigada pelo apoio

      Excluir
  3. Amiga,
    poxa fico triste quando vc conta essas coisas. Parece que tem alguém torcendo contra, né? Vamos orar pra que Deus esteja na frente desse sonho e que as dificuldades sejam as normais de toda obra!
    Não vou saber te ajudar. Queria muito, mas meu projeto foi bem simples e ficou pronto sem problemas. Mas imagino que deve ter um jeito de se resolver essa situação. Me conta depois, tá?

    Que Deus te ilumine!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katita que bom te ver por aqui
      Pena que há tempos não tenho boas notícias, né...
      Mas Deus sabe de tudo e tenho certeza que Ele está cuidando.

      Bjks amiga querida

      Excluir
  4. O profissional calcula o custo da elaboração do projeto por horas trabalhadas (honorários). Então, evidentemente que quanto mais revisões são necessárias, mais horas serão gastas com o trabalho do arquiteto/engenheiro. E sim, qualquer mudança é considerada uma revisão, pois ele deve analisar se ela impacta em outras partes da planta ou mesmo na concepção estrutural, elétrica e hidráulica. O bom senso do profissional deve existir para discernir o que foi de sua responsabilidade na revisão, por exemplo, você diz que pediu algumas alterações e ele desenhou errado ou não fez, mostre isso à ele e lhe explique que não pagará por essas alterações especificamente.

    Ele é um profissional, tente ver o lado dele também, pois por conta dessas revisões (desde que não seja por culpa dele) ele pode ter deixado de aceitar outros trabalhos ou mesmo atrasou outras entregas. Se estava em contrato, não há muito o que fazer... Eu não costumo cobrar revisões, nem coloco em contrato, mas há clientes que começam com um projeto e ao final da 10ª revisão tem outro totalmente diferente do inicial, não acho que seria injusto cobrar.

    Pra finalizar, o CREA não é mais o Conselho de Classe dos Arquitetos, agora é apenas dos Engenheiros, Agrônomos, Geólogos e Meteorologistas. Os Arquitetos agora integram o CAU.


    Rafael
    Eng. Civil

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafael
    Agradeço sua visita e aproveitando, peço que me responda também:
    Posso pegar os desenhos que tenho da planta que aprovei e entregar para outro profissional terminar? Há algo de errado nisso?
    Já que me recusei a pagas as revisões e o assunto se tornou pessoal,ele me mandou uma planta que não aprovei para que eu entregue a outro profissional para terminar. Mas não é esta que quero.
    Que sugere que eu faça? Ele não quero mais nem saber que existe.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edna,

      Desculpe a demora.

      Respondendo a pergunta: sim, pode haver problema se a concepção da planta tiver sido do antigo arquiteto. A Lei de Direitos Autorais se aplica também à projetos de engenharia e arquitetura. Mas se seu novo arquiteto/engenheiro se BASEAR na planta que você contratou (ou seja, um "produto" que você adquiriu, não se configurando como uma apropriação de produção intelectual, em que se caracterizaria plágio), não vejo problemas. Mas informe seu novo profissional sobre todo o ocorrido, pois, como ele vai estar diretamente envolvido na questão, é importante que ele avalie a conduta a ser adotada para não infringir o Código de Ética da entidade de classe (CAU ou CREA).

      Provavelmente a planta que ele lhe enviou é a da revisão "não paga". Se ela foi enviada por e-mail, certifique-se de que ele deixa explícito que ela pode ser utilizada. Se não, solicite a ele a autorização. Se ele lhe negar, acione o CAU para intervir no imbróglio, afinal, você pagou pelo serviço, pelo menos dessas plantas iniciais.

      Posteriormente, com essa planta liberada para uso, leve ao novo profissional (já ciente do problema), preferencialmente impressa, e esboce as mudanças que deseja.

      Boa sorte.

      Excluir
    2. Obrigada Rafael
      Resolvemos entrar num acordo com o arquiteto e vamos terminar o projeto com ele e já pagamos o que nos cobrou. O que mais queremos agora que as coisas estão andando é começar logo nossa obra.
      Obrigada pelas dicas, me ajudou muito
      Volte sempre que quiser, será sempre bem vindo!

      Excluir
    3. Olá Edna,

      Disponha, sou engenheiro com pouco tempo de formação (4 anos) mas já tenho algumas experiências com obras residenciais e projetos, espero poder ajudar mais, visito frequentemente fóruns de construção (sou o único homem no meio da mulherada? kkkkk) pois acho que enriquece meus conhecimentos e me faz enxergar melhor o outro lado. Vou tentar frequentar seu blog sim.

      Abraço.

      Excluir
    4. è verdade...vc é o bendito fruto entre a mulherada dos blogs. kkkkkk
      vou ficar muito contente com suas visitas e dicas. Espero que logo tenha novas notícias por aqui e que vc continue nos ajudando.
      Abçs

      Excluir
    5. Rafael!!!
      Kd você???
      Gostaria que me ajudasse a analisar um contrato.
      Apareça!

      Excluir
  6. Amiga...
    vc com tantos problemas e lembrou do meu níver!
    Bigada por todo carinho, viu? Vc mora no meu coração e sabe disso, né?

    Vou estar orando por suas dificuldades! Deus vai olhar por vc. Confia!

    Bjinhos no seu coraçãozinho!

    ResponderExcluir
  7. Olá Edna, tudo bem??
    então, sobre a sondagem, não fizemos, meu engenheiro disse que lá no Swiss park é jogar dinheiro fora, pois o solo é muito diferente dentro do mesmo terreno....Não entendo direito, mas não fizemos...
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele deve ter dito o contrário (que o solo NÃO é muito diferente), não? rsss

      Quanto mais diferente o subsolo dentro do mesmo lote, mais aconselhável a realização de vários furos de sondagem, pois você correria o risco de furar uma estaca em cima de uma rocha superficial ou em uma camada de solo residual sem suporte de carga algum. Além disso, a sondagem permite verificar a altura do Lençol Freático, o que impacta diretamente na escolha do tipo de fundação.

      Pode ser que ele concluiu, com base em sondagens de outros lotes próximos, que há uma uniformidade no subsolo e dispensou as sondagens.

      Sondagens são extremamente importantes, mas caso a região do seu lote seja bem adensada, com várias casas do porte da sua, uma consulta aos vizinhos sobre o que usaram pode ajudar na escolha do tipo de fundação.

      Excluir
    2. Paulinha
      Obrigada pela visita novamente.
      Nós vamos contratar uma empresa para fazer a sondagem sim, justamente por sabermos que lá o solo é muito irregular, além disso a construtora exigiu e nós não queremos surpresas no futuro.
      Bjks

      Excluir

Obrigada pela visita, volte sempre!!!