segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

MINHAS CONSIDERAÇÕES DE 2014

Olá pessoas de garra!!!

Bom, este será meu ultimo post do ano...
Andei pensando o que postar???
Fiz uma avaliação geral de minha vida e concluí que neste ano, muita coisa nova aconteceu.
Em Março, saiu aprovação de nosso projeto na prefeitura de Campinas
Em Maio, demos pontapé inicial na construção. Confesso que apesar de ter feito e refeito o projeto várias vezes, o projeto que aprovamos não é o ideal de casa que tinha, mas o fato de termos decidido morar em um condomínio, me tirou um pouco a liberdade de construir algo mais despojado e simples. Mas enfim, terei minha casa e dentro dela, farei o que quiser literalmente!
Em Abril, fiz uma cirurgia plástica de uma deformação que me incomodava desde criança. Me livrei de situações de total desconforto, finalmente
Em Julho, tomei coragem e cortei meus cabelos no estilo joãozinho e estou feliz da vida
Neste mesmo mês de Julho, resolvi me afastar( não sei se definitivamente), das minhas funções na empresa que tenho com meu esposo. Decisão esta, bem difícil, afinal é algo que criamos juntos a 15 anos. Estou agora numa fase de reclusão, pensando no que farei daqui em diante.
Em Agosto, completei meus 40 anos ! Dizem ser bem difícil para as mulheres chegar nos ENTA...
tb quando criança tinha a percepção de que com 30 anos as pessoas já eram bem velhas...mas posso afirmar para vocês com convicção que não sinto nem um pouco o peso deste número( sim é só um número gente) nós é quem decidimos se tornaremos as coisas fáceis ou difíceis.
Ganhei uma festa surpresa muito linda do meu esposo e novamente um pedido de casamento, com direito a aliança( não somos oficialmente casados). Disse sim, claro...mas deixaremos isso para depois da casa pronta kkk

Enfim, posso dizer que minha avaliação pessoal deste ano foi que ganhei muito graças ao meu BOM DEUS...não posso reclamar!

E voltando um pouco ao assunto do blog...achei um artigo da Revista Casa e Jardim que me inspirou bastante . Então achei que seria legal compartilhar com vocês!
Eu pretendo ter isto como direção para meu futuro lar...vamos tentar?

15 IDEIAS PARA SIMPLIFICAR SUA VIDA

O mundo busca a simplicidade. Viver com o essencial e com o que é significativo para você faz o dia-a-dia melhor. E o simples não quer dizer feio ou destituído de conforto. Quer dizer autêntico. Colocar os pés no chão, esconder o emaranhado de fios, comer macarronada com manjericão e resgatar o crochê feito pela avó põem prazer na casa e na vida
1 - Móveis vibrantes
Não dá mais para conviver sob o mesmo teto com o móvel de madeira escura herdado dos seus pais? Ótima desculpa para pintá-lo. Dica para encorajar os iniciantes é “começar pelas peças menores”. A escolha da cor pode partir dos gostos pessoais. “Olhe para o seu guarda-roupa e veja qual cor mais se repete. Sinal de que você gosta dela”
2 - Frutíferas para um jardim “de interior”
Se você precisa eleger duas ou três plantas para a sua casa, aposte em frutíferas. Elas aludem à infância, ao quintal da casa de interior, e atraem pássaros.
As espécies mais indicadas e com porte mais elegante são a jabuticabeira, a laranjeira-kinkan, romãzeira e a pitangueira. Plante espécies a partir de 1,60 m de altura. Em vasos, o diâmetro mínimo para acomodá-las é de 50 cm.   
( Desde que decidimos construir, avisei meu esposo, que quero uma jabuticabeira. O engº da obra já sabe disso e até me indicou a espécie Sabará. Eu nem sabia que existem vários tipos de jabuticabeiras)

3 - Fios ocultos
Se a fiação não foi embutida e programada no projeto de instalações da casa, uma reforma limpa é suficiente para ocultá-la. Lance mão de painéis de madeira e de gesso ou faça furos atrás dos móveis para esconder os fios. A limpeza visual do home theater ou do escritório é essencial para aumentar o aconchego do ambiente. 
4 - Música, sempre
Para “mudar a freqüência”, desligando-se dos problemas, nada melhor do que ouvir música. Em casa, isso ajuda a deixar o mundo externo lá fora e a colocar o ouvinte em contato com o aconchego do lar. Independentemente do estilo musical, ligar o som logo que se abre a porta de entrada é garantia de prazer. É uma atitude trivial que pode tornar mais amena a hora da faxina, do contato com as crianças, dos afazeres culinários...
( Já tinha também dito ao meu esposo e filhos, que pretendo acordá-los, todos os dias com música clássica. kkk quem sabe levo à sério mesmo?)

5 - Brinquedos no lugar
No quarto das crianças, a arrumação dos brinquedos é tarefa delas. “Crianças a partir de 4 anos podem realizar essa atividade com consciência. Após a brincadeira, estabeleça a rotina de guardar os brinquedos, mesmo que a criança execute-a incorretamente. A idéia é que se torne um hábito.
Caixas de vime com tampa, baús e sacos coloridos servem para armazená-los. Tudo deve ser ensinado desde cedo: jogar a roupa usada no cesto de roupas sujas, pôr no lixo aquele quebra-cabeça em que faltam peças e doar os brinquedos fora de uso. 

6 - Cafezinho em segundos
Nada como despertar com o cheirinho de um café fresco. Se bate uma preguiça de pensar em prepará-lo, é sinal da falta de uma cafeteira potente. Onde fica a simplicidade? Na economia de tempo para você e sua família. Não é à toa que a indústria de tecnologia voltou-se para a criação de equipamentos com múltiplas funções e que gastam menos de um minuto na preparação do café, o tempo que você leva para se espreguiçar. E quer coisa mais simples – e mais gostosa – do que acompanhar o café com bolinhos de chuva?
( isso é bom demais)

7 - Flores do quintal
Faça arranjos com as plantas que você tem no jardim de casa ou que podem estar no quintal do vizinho. Basta cortar um galho florido da base da planta e colocá-lo no vaso. Um ramo de primavera em flor  muda o astral da casa. Quem gosta de perfumá-la nem precisa de incensos ou velas. Basta escolher espécies cheirosas. O manacá-da-serra, a dama-da-noite e o jasmim-estrela são boas opções.
( tenho várias idéias guardadas em meus arquivos, só para isto)

8 - Cheiros triviais pela casa
Imagine chegar em casa e, logo na garagem, ser recebido pelo jasmim-brilhante, uma trepadeira de perfume suave. Aí você entra no quarto e, junto à janela, florescem e exalam perfume as rosas, bem ao alcance das mãos, para o corte.
Na ausência das plantas, use essências. “ Alfazema, jasmim, laranja, limão, melancia, cravo e canela são cheiros de empatia instantânea ao brasileiro.
Receita: misture três partes de essência, cinco partes de álcool de cereais e duas de água e borrife no ambiente. ( Já tenho costume de fazer)
9 - Tudo num lugar só
A falta de paredes – ou de cômodos – para setorizar a casa não é um problema. O escritório, a sala de TV, a cozinha e a sala de jantar podem habitar o mesmo espaço. Livre-se dos excessos de cada ambiente e tenha apenas o indispensável. Se a visão da cozinha não pode ser parcialmente escondida por um balcão, inclua um biombo.
10 - Louça desemparelhada
Você vai receber um grupo de 18 pessoas em casa e se dá conta de que seus jogos de jantar são para 12. Hora de misturar a louça. Mescle pratos, copos e talheres sem regras – e com bom humor

11 - Casa flexível – como você
Nada é eterno, inclusive a decoração.Mudar os móveis ou quadros de lugar  ou trocar o estilo dos móveis é uma forma eficiente de atualizar a casa. As mudanças pessoais desencadeiam a necessidade de alterações físicas. Por que manter aquela parede preta na sala se hoje vive-se uma fase cor-de-rosa? Se os filhos saíram de casa, se você perdeu muito peso ou se está à procura de um novo amor, aproveite para mudar o humor do ambiente doméstico. ( esta dica é muito boa!)
12 - Toque pessoal
Mestre ou não em bricolagem, é possível dar um toque pessoal à casa com peças feitas por você. ( na internet tem milhares de dicas e nas lojas como Leroy Merlim, sempre tem festivais de bricolagem, onde se ensinam muitas técnicas...de graça)
13 - Prazer no banho
Mais do que ter o poder de revigorar o corpo e o espírito, a hora do banho é propícia para turbinar a idéia de uma casa gostosa. Imagine uma pilha de toalhas gigantes e felpudas, bem sequinhas e macias, à espera do uso, do lado de fora do boxe. Ou, dentro de uma cumbuca, uma pilha de sabonetes coloridos, com perfumes diversos; ou, ainda, um banho de ervas para o enxágüe final. Texturas, cores e aromas no ambiente doméstico deixam a vida mais prazerosa. ( nem é preciso ter uma bela banheira para relaxar)
14 - Comidinha simples é muito chique
O segredo para receber com informalidade e sofisticação é estar seguro do que será servido. Escolha receitas fáceis, de pratos triviais, e sofistique na apresentação. Uma boa massa pode ser incrementada com muito manjericão fresco, por exemplo.
15 - Vasos improvisados
As garrafas de vinho e de água podem virar vasos para flores. Reúna modelos com formato ou rótulo atraente e monte um arranjo de mesa. Uma flor em cada gargalo é suficiente, mas não há regras: podem-se usar várias flores.

Bem bacana este artigo, não acharam?
Eu acrescentarei 
16- Tenha uma Horta
Mesmo que em pequenos vasos, acredito que o fato de ter em mãos, temperos frescos e também mexer com a terra, nos deixa em paz com nosso interior. Trás paz a alma. Plante algo!

Eu penso muito nisto, em ter uma casa, onde todos possam se sentir à vontade, que não se sintam oprimidos( sim gente, oprimidos...digo, porque vejo algumas decorações, que sinceramente, acho que só servem para revista de decoração, no dia a dia não funciona. Imagina chegar em uma casa, que você fica com medo se movimentar, com medo de esbarrar em algo, com medo se se sentar, porque pode deixar o sofá amarrotado? Horrível, isso! Não quero isso de jeito nenhum.
Quero desejar a todas(os) vocês, que me acompanharam neste ano, um feliz e abençoado Natal...que o menino Jesus Cristo, venha nascer no seio de cada família, trazendo muito amor, paz e união! Um final de ano cheio de paz! E que no próximo ano, possamos ser mais agraciados com muitas bênçãos e principalmente com muita saúde, pois no mais, Deus proverá!
Bjs e até 2015 e que sejamos felizes sempre!!!












13 comentários :

  1. Lindo post Edna!
    E quantas conquistas vc teve este ano hein! Se Deus quiser, terá muitas mais em 2015, principalmente com a mudança pra casa nova!
    Um feliz Natal pra vc e sua família!
    Beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Ana
      Desejo o melhor para vc e família...que agora no próximo ano, sejam só posts de belas decorações por aí, viu!
      Bjs

      Excluir
  2. Edna,adorei!!!
    Que vc tenha um feliz natal e um proximo ano cheio de realizações!!!

    Http://vivendoumsonhocasalinda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para você também Fe, muitas alegrias e novas realizações
      Bjs

      Excluir
  3. Oi Edna,
    Parabéns pelas conquistas de 2014 e que seus desejos continuem se realizando em 2015! Adorei as dicas para o lar! Para o ano novo, precisamos de ideias simples, práticas e aconchegantes mesmo! A simplicidade modifica a vida pra melhor! Beijos! Deivi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nada mais gostoso do que o simples, né :)
      bjs Deivi!

      Excluir
  4. Oi Edna, parabéns por todas as conquistas de 2014 , por todas as mudanças. Que 2015 seja um ano repleto de bençãos!! Um grande abraço
    http://minhamaisnovacasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!!!
      A você tb muitas realizações Sônia
      obrigada pelas visitas e pelos conselhos :)

      Excluir
  5. Que post gostoso de ler... eu como vc também quero uma árvore frutífera para chamar de minha.... e digo mais, tenho uma frescura de plantar uma, assim que nascer meu primeiro filho... enfim, como a obra ainda tem um bom tempo para ser concluída, vou ver o que faço... Bom natal é ótimo 2015. bjs

    Reformando nosso lar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane
      jabuticabeira, foi a primeira coisa que decidi que queria em minha casa:)
      Já imaginou sua criança subindo numa árvore que você plantou? Será d+++
      Gostaria de visitá-la, mas seu blog, para mim aparece indisponível :/
      bjs e feliz 2015

      Excluir
  6. Edna, todas as dicas são ótimas!! Também queremos colocar alguma planta em nosso mini jardim..hahahaha. ainda não decidimos qual... adorei os vasinhos com temperos na cozinha :)

    Feliz natal e um ótimo 2015 para nós!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Pri
      E feliz ano novo de casa nova, logo, logo!
      Bj

      Excluir
  7. Adorei, ótimas dicas!!!
    Feliz 2015!!!
    Bjus
    http://construindominhacasameular.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre!!!