quarta-feira, 16 de julho de 2014

DEVAGAR...MAS CAMINHANDO

Oi turma

Desculpem o sumiço, mas como a maioria das pessoas que estão construindo, tem alguns momentos, que ficamos um tanto estáticos e sem ação...portanto acabamos não vendo nada de interessante para mostrar no blog. É isso que tem acontecido comigo. Ainda estamos na labuta dos muros ( arrimo e proteção) está bem demorado o processo todo...achei que contratando uma construtora eu fosse ter mais agilidade e menos trabalho, acho ( ainda não tenho certeza) que me enganei.
A dinâmica é assim: ( o mestre de obras faz a lista de materiais, passa para o responsável pelo acompanhamento da obra  que passa para o engº,  que passa p/ a pessoa responsável por cotar e comprar o material e esta por fim me encaminha para que eu possa autorizar a compra), então ! Achei que este processo tem sido muito demorado gente! Meu marido tem ido toda semana na obra ( 1x ou 2x ), e muitas vezes o pedreiro está lá, esperando material chegar. Já conversamos com engº, já falamos, falamos e nada de mudar. Nosso muro começou a ser feito no final de Maio...temos até sexta-feira dia 18/07 para terminar ao menos o muro de arrimo, para assim obstruir a entrada de estranhos na obra ( ordem do condomínio) e sei lá quando o muro todo estará pronto, viu!
Não estamos dando mole para eles, pois nós estamos sempre questionando, questionando e discordando algumas vezes com o que eles acham correto fazer. Isto também acaba tomando nosso tempo e tornando as coisas mais demoradas...
Um assunto que tem me deixado preocupada e é o motivo do post de hoje é a falta de água.
Estamos sim à beira de um colapso e isto não é mais bobagem, como diziam alguns céticos à um tempo atrás; a coisa está ficando séria, sim senhor!
Desde quando adquirimos o terreno, meu desejo sempre foi construir uma casa sustentável, maaaaas...
infelizmente encontramos muitos obstáculos para colocar em prática esta vontade :( , falta de material, preço alto, falta de profissionais interessados neste tipo de obra, etc, etc
Por fim, demo-nos por vencidos e desistimos de construir uma casa sustentável, mas colocamos no projeto uma cisterna para captação de águas pluviais, mas também acabamos desistindo da idéia, depois que conversamos bastante com engenheiros que nos explicaram toda complexidade da instalação e processo da captação de águas da chuva.  Me venceram pelo cansaço e por perceber que íamos ter todo um projeto e um custo alto para algo que não sabíamos se iriamos mesmo tirar proveito. Porquê?  No nosso projeto a água recolhida da chuva seria somente para uso externo, porque p/ uso em bacias e vasos sanitários, seria necessário a instalação de kits bem complexos e CAROS. Daí, o eng. nos convenceu que além disso, com a estiagem que estamos tendo, a cisterna ficaria muito tempo vazia e isto não seria bom, etc, etc
Mas gente, eu ainda acho que deveria achar outro meio de fazer a captação das águas de chuva, mas uma forma mais simples que não exigissem muita coisa.
E vocês, pensaram em algo assim? Ou acharam uma foma mais simples de captar água ? Me contem, pois eu não desisti de idéia!


Bjks






16 comentários :

  1. Oi Edna,

    Adorei seu blog. É uma inspiração!

    Quanto a sua ideia em construir uma casa sustentável deveria ser lei, mas infelizmente como você já sabe, não é nada fácil. O incentivo para esta realidade, acredito estar longe. Quem sabe um dia né, quando o número de pessoas como você, com consciência ambiental e que pensa no futuro do planeta, supere as que ainda não se despertaram.

    Eu também vou construir minha casa no SwissPark e já estou guardando muuuitas dicas que você posta por aqui.

    Dê uma passadinha no meu blog. Estou chegando agora e também gostaria de compartilhar a minha jornada.

    Beijão

    http://projetoswisspark.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fui te visitar

      Obrigada pela visita e volte sempre

      Excluir
  2. Oi Edna, quanto a demora pelo que vejo por aqui na minha cidade as casas com construtoras demoram bem mais pra ficar prontas do que as casas que o proprietário mesmo contrata a equipe, fora que o custo sempre sai muito mais caro, acho que não vale a pena.
    E quanto a armazenar agua, na minha casa vamos colocar uma caixa de agua "enterrada" no patio de uns 3 a 4 mil litros, para uso no jardim, horta, lavar carro essas coisas.
    Abraço
    acasadaclaudia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia,
      Obrigada pelas visitas e dicas sempre tão oportunas
      Bjks

      Excluir
  3. Oi Edna!
    É bem como eu te falo desde o começo.. o importante é a equipe que vc encontra.. não se chamam de pedreiro ou construtora.. com o agravante de que a construtora ainda tem toda essa burrocracia de ter que passar por mil pessoas.
    É bastante muro mas não justifica a demora.. espero que isso melhore pra vc porque se só no muro está assim, que deveria ser algo simples.. imagina no resto.
    Pro meu muro o empreiteiro pediu 15 dias.. e veja, meu terreno tem 40m de comprimento.
    Sobre a cisterna, acho que o engenheiro quer te enrolar isso sim, pra ter menos trabalho.
    Boa sorte!
    Beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana
      Bom ter vc por aqui, me dando dicas...é muito bom, viu
      Acho que eles já entenderam que comigo e meu marido vai ser osso duro de roer...bloqueei os pgtos por 2 semanas e eles agilizaram. kkk
      Esta semana devem terminar todo muro, se Deus quiser.
      Bjs e volte sempre

      Excluir
  4. A parte do muro é sempre a mais complicada, pelo menos eu acho, hehe... Torcendo para que tudo dê certo por aí
    Já tentou colocar uma pressão? Tem gente que só funciona a base de pressão
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já achei o caminho minha flor
      segurei os pgtos de 2 semanas...rapidinho eles agilizaram a coisa e esta semana devem terminar o muro. kkk
      A gente vai aprendendo a lidar com este povo...até final da obra estaremos craques.
      Bjão e volte mais vezes

      Excluir
  5. Oi Edna!
    Depende como anda a demora, é melhor você despedir essa construtora e contratar outra, ou contratar uma empreiteira ou grupo de pedreiros com referência ai na sua cidade ou região!! Mas no decorrer da obra alguns atrasos sempre acontecem... importa que devagar se chega longe!!!
    Deus te abençoe...
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi
      Obrigada pela visita, viu
      Nós temos um contrato com eles...não posso dispensá-los sem um bom motivo.
      Mas já estamos nos entendendo.
      Esta semana terminam os muros e começaremos a casa, Deus assim permitirá.

      Bjs lindona

      Excluir
  6. Oi Vizinha ... .tudo bem?

    voltei de viagem correndo para ver as boas novas :( Não se apegue nos problemas ... pelo menos está caminhando e jajá engrena ... se quiser uma avaliação podemos combinar com meu pai, ok? A proposta está de pé!

    Quanto a casa sustentável ... também queria muitas coisas, mas me conformei apenas com a cisterna! O engenheiro falou que era super tranquilo (Vai entender, né?) porque era só para agua externa. Ela fica na altura do telhado do primeiro andar e capta a agua do telhado superior. Minha irmã aterrou uma no quinta, mas aí tem que usar bomba ... e eu quis economizar. Se quiser saber mais ...

    Beijos,
    Débora

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá Edna!
    Se a cisterna for apenas para servir quintal e regar jardim é simples. O complicado é ter uma caixa separada para água reaproveitada nos vasos sanitários: deve existir um filtro simples, bomba, etc.
    As cisternas prontas tem o "marketing do ecológico" e daí o preço sobe, mas existem alternativas menos coxinha se a sua obra permitir.

    Tubos de descidas alternativos: http://landscapevoice.tumblr.com/post/59489917282/tuesday-august-27-2013-think-your-rain-gutters

    Telhados verdes e outras soluções: http://coastal-watershed.org/our-work/stewardship/stewardship-toolkit/iii-runoff-quantity-reduction-and-quality-improvement/

    Cisternas DIY: http://ideiasgreen.com.br/2013/05/cisterna-residencial-para-captacao-da-chuva.html

    Sucesso!
    http://construindoalgumacoisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Fomos enganados também por esta história de construtora, foi a pior decisão que tomamos até agora e a que mais nos custou dinheiro e tempo! =(

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre!!!